sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Presentear

Você já parou para pensar o quanto é bom presentear alguém? Pois é, dia desses reservei a sexta-feira para assistir à palestra do Lama Padma Samten (aliás, MARAVILHOSO) e ele falou do assunto de forma brilhante: o presente chega às mãos do destinatário lindo, embalado. A fita, uma vez desatada, vira lixo. O papel que envolve a caixa, lixo. A caixa que leva o presente, lixo. E, algum tempo depois, por fim, o próprio presente vira lixo. O que é que fica? Fica a sensação prazerosa de quem fez o agrado e, quando o merecedor é dos mais atentos, fica também com a gentileza daquele que escolheu o presente.
Entendi, finalmente, porque gosto tanto de presentear!
O mais curioso e triste desta recente descoberta foi que, no dia seguinte à palestra, perdi uma das mais hábeis presenteadoras que conheci. Foi-se, aos 79 anos, a vizinha da vida inteira dos meus pais - Dona Teresa. Viúva, avó de dois netos muito legais, Dona Teresa não perdia uma oportunidade de presentear. Fazia um bolinho da graxa - passava imediatamente uma travessa pelo muro. Descobria uma receita nova de salgado, e estava garantido nosso chá da tarde. Aniversário - qualquer aniversário da casa -, era batata. Por volta das 17h30, 18 horas chegava ela toda alegre, cheirando a lavanda, com um pacotinho na mão. Escolhido a dedo, vinha um pano de prato, uma camisola fofinha, um chinelo confortável, um prato decorativo, um brinquedo para as crianças e assim era. Não passava um mês sem que ela trouxesse algo entregue com um caloroso abraço satisfeito.
Hoje choramos, todos, o sétimo dia de sua ida para o lado de lá. Contou-me cheio de lágrimas, o neto mais velho que encontrou no armário muitos, muitos presentes. Um bem recente para o João Guilherme, meu pequeno, e bolachas de Natal já embaladas e nominadas para minha mãe, minha irmã e para mim. Ele vai esperar as datas para entregá-los. Aprendeu a lição da avó.
A breve e sincera conversa foi melhor que o sermão do padre sobre a vida eterna. Taí, nos presentes da Dona Teresa que o Aguinaldo vai entregar com a mesma satisfação quando chegar a hora, a melhor definição da vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário